O Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados – SGBD é uma composição de softwares responsável pelo gerenciamento dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam tanto fazer inclusão, alteração quanto realizar consultas  de dados previamente armazenados.

Um sistema gerenciador de banco de dados é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados. Sua principal intenção é proporcionar um ambiente seguro, conveniente e eficiente para armazenamento e recuperação das informações.

SQL e Oracle: qual é o melhor?

Banco de Dados Oracle ou SQL ServerEm 1970, a IBM publicou o primeiro trabalho sobre bancos de dados relacionais. Tempo depois, a empresa montou um grupo de pesquisa conhecido como System R que tinha como proposta a criação de um sistema de banco de dados relacional, em decorrência se tornaria um produto.

O Microsoft SQL Server surgiu da parceria com a Sybase em 1988. Durou até 1994, quando ocorreu o lançamento do Microsoft Windows NT e desde então a Microsoft mantém a manutenção do produto.

Abaixo listamos algumas das funcionalidades e ferramentas que prometem trazer mais qualidade, como:

  • análise operacional em tempo real;
  • visualizações avançadas em dispositivos móveis;
  • análise interna avançada;
  • nova tecnologia de segurança;
  • e novos cenários de nuvem híbridos.

O Microsoft SQL foi considerado o menos vulnerável nos últimos seis anos pelo (NIST). Voltado cada vez mais para o Business Intelligence (BI) dinâmico e moderno, o SQL Server proporciona insights em qualquer dispositivo (móvel ou desktop).

Uma vantagem extra do SQL Server é a versatilidade do servidor, que mantém sua performance de alto desempenho mesmo os dados da sua empresa estarem em seu datacenter, na nuvem privada ou no Microsoft Azure.

O SQL é confiável e seu custo é menor do que o do Oracle e o SQL pode se encaixar perfeitamente nas necessidades de empresas de pequeno e médio porte.

O Oracle surgiu no fim dos anos de 1970. O modelo de acesso do Oracle é considerado, por muitos especialistas, o melhor no mercado, uma vez que com esse modelo é permitido diversos acessos às mesmas informações, sem perda de desempenho. Pode ser instalado em múltiplas plataformas. Entre as principais, podemos citar: Unix, Linux, HP/UX, IBM VMS e Windows.

A interface gráfica administrativa é menos amigável do que o SQL Server, porém tem muitos recursos.

Abaixo listamos algumas das funcionalidades, como:

  • não commita transações. Isso permite que você desfaça as alterações de uma instrução SQL
  • permite efetuar leitura consistente de dados
  • Arquitetura mais flexível e com mais recursos para otimização de performance
  • possui diversos tipos de índices
  • entre outros…

Algumas Diferenças

 

  • O sistema de controle de transação é diferente entre eles. O Microsoft SQL Server executará cada tarefa por padrão  individualmente e será mais difícil desfazer as alterações caso ocorra algum problema na queue. Enquanto no Oracle as alterações são feitas apenas na memória e nada é confirmado até que uma “COMMIT” seja excetuado.
  • O MS SQL Server organiza todos os objetos, como tabelas, exibições e procedimentos, por nomes de bancos de dados. No Oracle, todos os objetos do banco de dados são agrupados por esquemas e usuários.  
  • O Oracle Database está disponível para Windows, Linux, Solaris, HP-UX, OS X, z / OS e AIX. O Microsoft SQL Server está disponível para Windows, Linux, OS X, FreeBSD e Solaris.

Todavia, o custo da licença do Oracle é mais elevado. Mas, há de se verificar que ele oferece muita segurança para as informações as quais são armazenadas e é bastante indicado para as grandes empresas.

A conclusão que fica é que não há um banco de dados melhor que outro. Tem aquela que se adere às necessidades do cliente, atendendo as demandas do negócio.

Como gerenciar o banco de dados SQL Server ou Oracle?

Os sistemas de banco de dados são projetados para gerir grandes volumes de informações. Um banco de dados deve também fornecer garantias e segurança das informações armazenadas contra possíveis problemas, além de impedir tentativas de acesso que não são autorizados.

Diante disso, se a sua empresa não administra o banco de dados, desconhece procedimentos da gestão e não monitora e controla as operações, certamente ela precisará de uma consultoria especializada para gerenciar seu banco de dados SQL Server ou Oracle.

O serviço gerenciado em banco de dados da Tripletech tem como objetivo melhorar a gestão da área de banco de dados seguindo as estratégias de negócio da empresa. Nossos colaboradores são certificados nas principais tecnologias de banco de dados do mercado, como Microsoft SQL Server, Oracle. Atuamos no ambiente do cliente de forma pró-ativas administrando e realizando tarefas como rotinas de operação e backup. Essa atuação possibilita que a empresa direcione sua atenção para seu negócio, transferindo a gestão parcial ou total da administração de banco de dados para a Tripletech.

Você sabe quais são os 7 pontos que você deve observar ao terceirizar o suporte de seus bancos de dados?

Caso não saiba, não tem problema, fizemos um guia que vai te auxiliar nisso. Para fazer o download do seu guia clique aqui

 

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech