Novo website da comunidade XenServer Central oferece recursos para a crescente base instalada do XenServer

A Citrix Systems Inc. (Nasdaq: CTXS) anuncia a disponibilidade imediata do Citrix ® XenServer™ 5.5, uma importante atualização que eleva os padrões para virtualização corporativa e gratuita. O anúncio de hoje vem após as mudanças no mercado de virtualização de servidores implementadas pela Citrix, disponibilizando uma plataforma corporativa completa para implementação ilimitada e gratuita em ambientes de produção.

Diferente dos hypervisors básicos distribuídos gratuitamente há anos, o XenServer cria um padrão muito mais avançado para a virtualização gratuita, com recursos que incluem gestão centralizada de múltiplos nós, armazenamento nativo e migração completa em tempo real.

Desde seu recente lançamento, o XenServer foi baixado por mais de 100.000 clientes a partir de centenas de sites de download em mais de 50 países no mundo inteiro , em uma reação extremamente positiva. O lançamento XenServer 5.5, já disponível para download, oferece ainda mais valor a esses clientes ao agregar uma grande variedade de novos recursos de gestão corporativa sem nenhum custo adicional.

“A decisão de oferecer o XenServer gratuitamente não foi uma jogada de marketing. Trata-se de uma parte integrante de nossa estratégia para acelerar a adoção de virtualização e incluir os outros 75% de servidores, ou mais, que ainda não foram virtualizados”, afirma Petrer Levine, vice-presidente sênior e gerente geral da divisão de Gestão de Virtualização da Citrix Systems. “A versão 5.5 do XenServer comprova a intenção da Citrix em continuar investindo para garantir que o XenServer seja a mais atraente plataforma aberta para virtualização no mercado. O grande volume de cópias baixadas nos últimos dois meses mostra que muitos clientes estão insatisfeitos com o custo e a complexidade das suas atuais soluções de virtualização. A combinação do XenServer gratuito com os recursos de administração do Citrix Essentials representa uma alternativa que preenche todos os requisitos do cliente em termos de virtualização corporativa, por uma fração do custo”, completa.

Agregando mais valor para virtualização corporativa gratuita
A versão 5.5 do XenServer já está disponível e oferece uma série de novos recursos, que facilitam a administração da virtualização e oferecem maior integração com sistemas corporativos. A última versão inclui recursos como backup consolidado, ferramentas de conversão e de busca mais avançadas, integração com o Active Directory e maior suporte para usuários móveis no ambiente de virtualização para todas as versões dos sistemas operacionais do Windows e do Linux. O XenServer 5.5 ainda oferece toda a funcionalidade que geralmente custa até US$ 5.000 por servidor em outras opções do mercado.

O Citrix Essentials™ 5.5 para XenServer e Hyper-V™ também está sendo disponibilizado, oferecendo recursos avançados para administração de virtualização para clientes que usam o Citrix XenServer ou Microsoft® Windows Server® 2008 Hyper-V. O Citrix Essentials 5.5 inclui benefícios para ambas plataformas de virtualização, oferecendo maior integração com armazenamento, gestão automatizada de laboratórios e estágios e balanceamento dinâmico de cargas.

Para mais informações sobre XenServer e Citrix Essentials, visite: http://www.citrix.com/xenserver .

Novo website da comunidade online
Além do lançamento das versões 5.5 dos seus produtos, a Citrix também anuncia o website da comunidade XenServer Central, uma nova fonte de informações para assuntos ligados ao XenServer, oferecendo aos usuários uma experiência mais completa com a plataforma gratuita para virtualização corporativa. O website do XenServer Central oferece as últimas notícias sobre produtos, além de dicas, truques e acesso ao Citrix KnowledgeCenter e fóruns de ajuda na web. O website também deve atrair ofertas de parceiros da Citrix Ready™, como licenças com desconto ou gratuitas, além das últimas notícias do XenServer no CitrixTV, Twitter e blogosfera.

O XenServer Central foi lançado no dia 19 de junho, no endereço http://www.citrix.com/xenservercentral .

Preços e Disponibilidade
O novo XenServer 5.5 já está disponível no endereço http://www.citrix.com/freexenserver e em centenas de outros websites de downloads no mundo inteiro. O Citrix Essentials 5.5 para XenServer e Hyper-V também estão disponíveis em suas versões pagas ou para teste gratuito de 30 dias no endereço http://www.citrix.com/essentials . Preço sugerido para o Citrix Essentials: a partir de US$2.500 por servidor, independentemente do número de processadores.

Sobre a Citrix Systems, Inc.
A Citrix Systems é líder no fornecimento de tecnologias para virtualização, redes de comunicação e SaaS (software-as-a-service) para mais de 230.000 organizações no mundo inteiro. Suas famílias de produtos Citrix Delivery Center, Citrix Cloud Center (C3) e Citrix Online Services simplificam radicalmente a experiência de computação para milhares de usuários, entregando aplicações como serviço sob demanda para qualquer usuário, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Entre os clientes da Citrix, incluem-se as maiores empresas de Internet do mundo, 99% das 500 maiores empresas globais da Fortune, além de milhares de pequenas empresas e consumidores profissionais em todo o mundo. A Citrix possui aproximadamente 10.000 parceiros em mais de 100 países. Fundada em 1989, sua receita anual em 2008 atingiu U$ 1.6 bilhão.