ethical hacker

“Se você quer impedir os hackers de invadirem sua rede, primeiro você tem que invadir suas mentes”

Essa frase, tema do EC-Council, por si só resume a importância de um profissional com essas habilidades no cenário tecnológico mundial atual. Os hackers são considerados o terror das organizações, que gastam centenas de reais para tentar diminuir o impacto de suas investidas. Mas há um tipo de hacker que deve ser visto de um modo diferente: é o hacker ético (ethical hacker).

Claro, que ser hacker e ao mesmo tempo ético soa meio estranho, isso não dá para negar.

Mas o que realmente faz esse profissional, o Hacker Ético?

O trabalho do hacker ético é identificar fraquezas e vulnerabilidades em sistemas computacionais de tal forma a torná-los menos suscetíveis de invasão por hackers maliciosos. Tudo isso repaldado com autorização da empresa-alvo. Assim o fazem cuidando de não violar a lei, ou roubar dados, utilizando as mesmas ferramentas que os hackers criminosos utilizam.

Os cursos específicos para a formação do CEH (Certified Ethical Hacker) num centro autorizado do EC-Council incluem os tópicos:

* Perimeter defenses.

* Hacking tools.

* Session hijacking.

* Password cracking.

* Firewall evasion.

* Intrusion detection.

A CHE é uma certificação independente de fabricante, o que é uma vantagem haja vista a variedade de técnicas e ferramentas de vários fabricantes que os criminosos utilizam para invasão. Porém, antes de iniciar o treinamento, os candidatos a certficação terão que assinar um termo de compromisso de que não utilização as técnicas aprendidas para fins maliciosos.

Os problemas de segurança tendem a tomar uma nova direção e importância com as práticas de Computação em nuvem (Cloud Computing), virtualização e SaaS. Um desafio para as empresas, que têm cada vez mais segredos de negócios digitalizados e uma enorme oportunidade para os profissionais de TI que desejam entrar nesse que já é considerado um amplo mercado.

Veja mais detalhes neste artigo, que apresenta a dica de carreira, em inglês, da Monster.com e outras informações sobre as carreiras de certificação no site do EC-Council. Neste outro site (ETEK Brasil) você encontra informações sobre os cursos e certificação no Brasil, caso tenha se interessado.

fonte: Carreira e Certificações em TI

mais informações