A área de tecnologia da informação atua em um projeto para capacitação de jovens e mantém 5% das vagas de trabalho para deficientes

Os conceitos de sustentabilidade viraram uma bandeira para a área de TI da Alcoa, que representa hoje uma das maiores produtoras de alumínio do mundo. Para tanto, além de atender aos conceitos de Green IT – graças a projetos para consolidação de servidores, virtualização, otimização do parque de impressoras e aquisição de computadores ecologicamente corretos –, a equipe comandada por Tânia Nossa, gerente de tecnologia da informação da companhia para América do Sul e Caribe, trabalha em iniciativas que excedem as atribuições tradicionais de sua área.

Um dos mais recentes exemplos dessa postura proativa da área de Tânia foi a criação de um projeto social para capacitação de jovens na cidade de Poços de Caldas (MG), onde encontra-se a primeira fábrica da Alcoa no País e o centro de serviços da companhia, o qual concentra as operações de TI.

A iniciativa de ajudar jovens carentes, conta a gerente, nasceu durante um acordo com a prestadora de serviços Stefanini. “Eles já tinham um projeto social e, quando assinamos um contrato, pedimos para que expandissem essa iniciativa aqui para nossa cidade (Poços de Caldas)”, explica Tânia. Ainda segundo ela, graças à parceria, no início de 2008, as empresas começaram cursos de Office e internet para jovens carentes da região. “A Alcoa cede os equipamentos e a Stefanini oferece o material didático e os professores”, detalha a executiva, informando que as aulas são voltadas a pessoas acima de 16 anos e que tenham o colegial completo.

Além da capacitação, o projeto prevê também que a Alcoa absorva os melhores alunos que passarem pelos cursos. “Em São Paulo (onde fica o escritório central da companhia), já contratamos recursos que vieram do projeto que a Stefanini mantém na cidade”, afirma a executiva.

E, de acordo com Tânia, as iniciativas sociais da área de TI não param por aí. “Conseguimos implementar um projeto no qual 5% de todos os profissionais que atuam no nosso centro de serviços são deficientes”, cita a gerente, que acrescenta: “E, neste ano, temos um projeto desafiador de fechar parcerias com universidades.”

fonte: Alcoa dá exemplo de TI sustentável – Gestão – CIO.