O SD-WAN tornou-se rapidamente uma das soluções mais populares para uma variedade de problemas de rede que tem atormentado as empresas nos últimos anos e, como é adotado por mais e mais setores em todo o mundo, desde fabricantes até profissionais de saúde e financeiros.

O setor de varejo é um ótimo exemplo de como o SD-WAN pode ser usado para maximizar os esforços de otimização de rede, bem como manter-se atualizado com as mais recentes ofertas tecnológicas.

Então, como as WANs definidas por software beneficiam o setor de varejo? Neste artigo, veremos oito benefícios de SD-WAN para o varejo.

Antes de darmos uma olhada em como a SD-WAN pode ajudar a melhorar as operações de varejo, vamos primeiro tentar entender alguns dos desafios enfrentados pelos varejistas.

Desafios de rede no varejo

O uso da rede para gerenciar operações de varejo, funções e sistemas de backoffice continuou a crescer com a mesma rapidez de sempre, e com redes definidas por software(SDN) que melhoram as redes comerciais e empresarias em todo o mundo.

Os aplicativos em nuvem são outro desafio que os varejistas estão atualmente tentando resolver, uma vez que as redes legadas tradicionais não são mais capazes de lidar com esse tráfego com uso intensivo de banda larga em diferentes locais.

Os serviços de VoIP, eCommerce, vigilância por vídeo e sistemas de ponto de venda são apenas algumas das aplicações que os varejistas precisam ser capazes de executar, mas, com as redes legadas, não serão capazes.

Os varejistas estão agora procurando a SD-WAN para fornecer a flexibilidade, conectividade, eficiência e segurança que seus sistemas atuais precisam.

Os benefícios do SD-WAN para o varejo

Agora que entendemos alguns dos desafios enfrentados pelos varejistas quando se trata de suas redes, vamos dar uma olhada em oito dos maiores benefícios que o SD-WAN pode trazer para o setor de varejo.

1 – Flexibilidade

Para acompanhar o cenário em constante mudança do setor de varejo, as empresas precisam saber que sua WAN é flexível o suficiente para se flexibilizar e mudar conforme a necessidade do negócio.

A virtualização de rede está permitindo que empresas e organizações criem e mantenham arquiteturas de rede cada vez mais flexíveis e, com a implementação de soluções SD-WAN, os varejistas podem simplificar a adição ou a subtração de serviços extras de nuvem ou Internet.

Isso permite que eles testem novos serviços ou os expandam em diferentes locais sem o incômodo que isso acarreta em sistemas legados.

2 – Conectividade aprimorada

Como mencionado anteriormente, um dos maiores desafios enfrentados pelo setor de varejo é o gerenciamento dos vários tipos de conexões necessárias para garantir que os níveis de serviço e as operações de rede permaneçam estáveis.

Utilizando link de internet de diversas operadoras, MPLS e LTE podemos criar uma rede à prova de falhas, desta formas as empresas podem garantir que níveis de serviço sejam entregues.

3 – Manutenção reduzida

Na era da Quarta Revolução Industrial, os dispositivos e aplicativos de rede vêm em todas as formas e tamanhos e são capazes de uma variedade de funções e aplicações diferentes.

No entanto, muitos dispositivos legados estão lentamente se tornando incompatíveis com tecnologias mais novas e, para mantê-los, às vezes podem criar um problema. A implementação de SD-WAN diminui os custos de manutenção e o tempo de inatividade.

Ao permitir a fácil adição de aplicativos e serviços futuros por meio de software, em vez de hardware, os varejistas podem economizar tempo e manutenção.

4 – Melhor eficiência de largura de banda

Com aplicações utilizando o link de internet de forma intensa, como display digital e vigilância por vídeo, as empresas precisam ser capazes de usar a largura de banda disponível da forma mais inteligente possível.

Uma solução de WAN que seja capaz de alavancar e realocar recursos de largura de banda quando e como eles precisarem seria de grande benefício para qualquer rede de varejo.

Ao priorizar o uso de banda de algum serviço ou sistema, como videoconferência, treinamento on-line, execução de VoIP ou configuração e manutenção de um site de comércio eletrônico, uma SD-WAN pode ajudar a melhorar a eficiência do uso da banda disponível na rede de varejo, mantendo todos os sistemas prioritários em ótimo funcionamento.

5 – Integração aprimorada

Com tecnologias cada vez mais avançadas e de ponta disponíveis todos os anos, os varejistas precisam de métodos simples e eficazes para integrar essas tecnologias a fim de aprimorar suas operações e serviços.

Nos dias de hoje, os serviços desconexos e desconectados que são difíceis de aprender ou entender pelos funcionários sempre colocam os varejistas em desvantagem. O SD-WAN fornece a interface de rede comum na qual aplicativos em nuvem e móveis podem acessar dados em tempo real.

Isso também permite o acesso a qualquer dispositivo autorizado, conectado à Internet ou à rede, para permitir maior flexibilidade e acessibilidade.

6 – Reduzindo a Complexidade

A complexidade da rede é um problema cada vez mais comum à medida que mais e mais empresas estão utilizando aplicativos móveis e baseados em nuvem, o que, por sua vez, aumentou a complexidade no varejo e em outras redes empresárias.

Em anos anteriores, a abertura de uma nova loja significava a necessidade de construir e configurar uma rede a partir do zero, no entanto, isso não é mais o caso.

Com o SD-WAN, todos os dispositivos e hardware, tráfego e outras conexões são gerenciados por meio de um controlador centralizado, reduzindo a necessidade de milhares de conexões distribuídas para cada filial ou loja individual e reduzindo significativamente a complexidade de rede local dos varejistas.

7 – Segurança melhorada

No setor de varejo, onde uma quantidade absolutamente enorme de dados confidenciais, financeiros e pessoais trafegam pela rede e são coletados e armazenados diariamente, a segurança desses dados é de extrema importância.

Com WANs herdadas sem recursos básicos de segurança incorporados, elas não podem ser usadas para proteger adequadamente uma rede.

O uso de SD-WANs em oposição a arquiteturas de rede tradicionais pode ajudar a garantir aos varejistas que suas redes de negócios estão sendo protegidas por recursos de segurança padrão SD-WAN, como criptografia e encapsulamento, que também podem funcionar com recursos de segurança adicionais que os varejistas podem implementar.

8-Reduzindo Custos

Com sistemas legados tradicionais, muitos estão mal equipados para fornecer serviços modernos em seus hardwares padrão.

Com uma solução de rede centralizada e virtualizada, os varejistas podem reduzir os custos associados à compra e instalação de hardware adicional para suportar seus aplicativos e requisitos.

Eles fazem isso removendo ou virtualizando vários aspectos e componentes diferentes que compõem uma WAN. Isso significa que esses aspectos da rede podem ser tratados por meio de software, em vez de hardware físico que precisa ser mantido, energizado e, ocasionalmente, reparado.

O SD-WAN da Fortinet é uma solução avançada na sua estrutura corporativa com segurança avançada e integrada.

Se você está lidando com o alto custo e as complexidades de fornece conectividade de banda larga confiável sobre redes baseadas em operadoras, você provavelmente está considerando alguma forma de rede de banda larga gerenciada por software (SD-WAN).

Fale com um especialista e torne sua rede SD-WAN