cibercrimeÉ natural que algumas informações da empresa acabem circulando entre os aparelhos dos  funcionários, tanto os corporativos quanto os pessoais. Principalmente com o uso dos  smartphones, o tráfego de dados e documentos tornou-se quase uma necessidade dentro do ambiente de trabalho. Porém, isto traz alguns riscos – afinal, por mais que você invista na segurança do sistema do smartphone, sempre corre o risco dele ser roubado, hackeado, sofrer alguma pane ou então essas informações confidenciais caírem em mãos erradas.

Saiba nesse post pelo menos 5 tipos de dados que podem estar circulando de forma não controlada nos aparelhos dos seus funcionários.

Acesso ao CRM

Para quem talvez não saiba, CRM é a sigla para Customer Relationship Management, conhecido em português como Gestão de Relacionamento com o Cliente. São ferramentas para gerenciar as informações e os contatos com os seus clientes. Isso inclui dados  importantes e confidenciais de seus parceiros que caso sejam espalhados por aí, podem diminuir a credibilidade da sua empresa e ainda causar prejuízos para ambos os lados.

Propostas comerciais

Imagine que você esteja tentando fechar um acordo com um cliente importante, enviando orçamentos e propostas para ele. Se essa proposta estiver em um aparelho celular e por algum motivo cair nas mãos do seu concorrente, seria sua chance de fazer uma proposta mais competitiva, te fazendo perder a oportunidade de fechar um ótimo negócio. No final, é um prejuízo desnecessário que poderia ser evitado.

Relatórios financeiros

Outra informação que é um tanto quanto problemática caso caia em mãos erradas,  principalmente na mão dos concorrentes. Os relatórios financeiros mostram o desempenho da sua empresa e é uma informação que deve permanecer dentro do ambiente empresarial.  Suponhamos que esses dados estejam sob o controle de algum funcionário de confiança, e este tenha o celular roubado, os perca devido à alguma falha do sistema do smartphone ou até mesmo compartilhe por engano ou tenha o celular invadido de alguma forma por um concorrente. O vazamento ou perda dessa informação representaria um grande problema para a empresa, pois esta teria um grande dano de cunho intelectual e até mesmo financeiro.

Dados sobre lançamentos de novos produtos ou serviços

Você pretende lançar um novo produto pela sua empresa (ou serviço, se for o caso), que coloque seu empreendimento em uma vantagem competitiva com outros concorrentes. Nesse caso, o sigilo até o lançamento é essencial, como uma forma de surpreender seus clientes em potencial, além de não dar chance para que outras empresas te “passem a perna”. Caso essa informação vaze, você perde a vantagem em cima dos demais – e pior, ainda pode ser visto como alguém que plagiou uma ideia, prejudicando a imagem do seu negócio.

Senhas de Internet Banking

Esse é um dos dados mais perigosos para circular sem maior segurança nos smartphones. Ter acesso aos dados bancários, seja apenas para consulta ou com a possibilidade de realizar transações é um risco sério para as finanças das empresas. Esse é um dos dados mais visados por hackers que tentam burlar falhas de segurança de smartphones e aplicativos, e em quanto mais celulares desprotegidos essa senha estiver, maiores as chances dessa informação ser descoberta – aumentando as possibilidades dos prejuízos serem enormes. Portanto, não deixe as informações importantes de sua empresa desprotegidas.

Fale com a Tripletech, podemos ajudá-lo reduzir esses e outros riscos!

Fale Conosco, podemos ajudá-loFale com nossos especialistas

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech